segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Viver intensamente o ambiente universitário

Campus da University of Washington em Seattle, WA
Essa é a primeira vez que sou estudante em tempo integral, desde que entrei para a universidade. Na graduação em Biblioteconomia estudei e trabalhei durante os 4 anos do curso. Entrei para o mestrado meses depois de começar a trabalhar, foram dois anos muito intensos. E o primeiro ano do doutorado foi cursado conciliando meu trabalho como bibliotecária e docente. Entre muitas noites sem dormir, viagens, leituras, idas e vindas, aqui estou.

Ser estudante em tempo integral e "viver" a universidade sempre foi um desejo meu. Nesses três meses como Visiting Student na University of Washington posso dizer que tenho vivido a universidade ainda mais do que imaginei. De palestras a jogos de basquete, tenho aproveitado todas as oportunidades de ser uma estudante de doutorado. Por isso, gostaria de compartilhar algumas dicas para que esa jornada seja também prazerosa.

Estabeleça uma rotina: como estudante de mestrado ou doutorado seu principal objetivo é a pesquisa. Por isso, estabelecer uma rotina é essencial para chegar a esse objetivo. Diariamente, eu vou ao office dos alunos de doutorado ou à biblioteca para desenvolver minhas atividades de pesquisa. Essa é uma boa oportunidade para conhecer outros alunos, conversar e até mesmo estabelecer novas parcerias de pesquisa. Também me envolvi em um grupo de pesquisa coordenado pelo meu orientador e tenho assistido a algumas aulas vomo ouvinte. Tudo isso, ajuda muito a conhecer a dinâmica universitária e se integrar.

Reconheça suas áreas de interesse: um olhar interdisciplinar é fundamental para a produção de conhecimento. Muitos projetos importantes são desenvolvidos entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Identifique as área potenciais que com as quais sua área de pesquisa pode dialogar.

Mantenha-se atualizado sobre os eventos: uma vez reconhecidas suas áreas de interesse, você pode buscar os eventos promovidos pelos diferentes departamentos. Diariamente, há palestras, paineis, grupos de discussão, seminários, etc acontecendo por todo o campus. A dica é acessar a página dos departamentos e bibliotecas, seguir a conta no twitter, assinar a newsletter, ficar atento aos cartazes na universidade, acompanhar listas de discussão, etc. Sempre que encontro um evento interessante, adiciono à minha agenda, não consigo participar de todos, mas, estabeleço prioridades e quando tenho um tempo livre não perco a oportunidade.

Amplie sua visão: a minha área de pesquisa é especialmente aberta para a interdisciplinaridade, o que aumenta minhas opções. Já participei de eventos sobre as eleições presidenciais no Departamento de Ciências Política e no Departamento de Comunicação, Big data na iSchool e no Centro de Estudos em Demografia e Ecologia. Ainda assim, consegui fazer muitas relações com minha área de atuação e acredite, não foi perda de tempo.

Frequente atividades culturais e esportivas: a vida esportiva nas universidades americanas é intensa, não é difícil se integrar e ser contagiado pelo espírito da torcida. As atrações culturais também fazem parte do ambiente universitário. Os departamentos de música, artes, letras e a bibliotec são os principais lugares para buscar informação sobre os mais diversos espetáculos.

Essas pequenas ações tem me ajudado muito a viver intensamente essa oportunidade intercâmbio acadêmico e cultural. Hoje mesmo participei de um painel sobre o papel das mídias tradicionais e mídias sociais nas eleições presidenciais de 2016. Era um evento voltado, especialmente, para o pessoal da comunicação. Lá estava eu refletindo e, já na primeira palestra, surgiram várias ideias e estabeleci ligações com a Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Ao refletir no caminho de volta para casa, percebi que era o momento de escrever este post e compartilhar a sensação cr que mergulhar no ambiente universitário pode nos fazer muito bem e despertar esperança mesmo nos momentos mais difíceis da nossa história.

8 comentários:

  1. Muito bom, Paulinha. Excelentes suas sugestões e comentários.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Paula, compartilhar suas experiencias pode desabrochar em alguem o desejo de seguir estes passos. Precisamos sim de pessoas cada vez mais qualificadas ... um abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabeniza-los pelo blog. As postagens são muito informativas. Peço licença para dá algumas sugestões de temas para as próximas postagens (minhas duvidas hieheihe): como foi a experiencia de entrar em contato com o orientador nas universidades americanas; se o valor das bolsas são suficientes para as despesas mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natália. Muito obrigada pelas sugestões. Acompanhe as atualizações que em breve suas dúvidas serão esclarecidas. :-)

      Excluir