quinta-feira, 6 de outubro de 2016

5 favs da Universidade do Hawaii

Fazer doutorado sanduíche (ou qualquer tipo de intercâmbio) no Hawaii já é motivo pra comemorar por si só. Sabe aquela frase (sem querer soar arrogante): "eu moro onde você passa férias"? Pois é, massa mesmo. Foi por isso que, quando recebi a notícia que iria morar em Honolulu por 9 meses, fiquei muito feliz já de cara. Mas nem imaginava o quanto eu iria curtir estar aqui e, principalmente, o quanto eu iria me apaixonar pela UH (Universidade do Hawaii). Bem, um mês de intercâmbio depois, só posso chegar a um veredito: estou amarradona nessa universidade. E, é por isso que resolvi dividir com vocês os meus 5 favs (cinco aspectos favoritos) da UH. Vamos lá?


1- A Rainbow Shuttle Uma das coisas mais cools da UH é o transporte. Honolulu, por si só, já foi premiado por ter o melhor transporte público rodoviário dos Estados Unidos. De fato, posso afirmar que só tive boas experiências até agora pegando busão pela cidade. Mas, uma das coisas legais da UH é que, como opção de transporte alternativo, a universidade oferece um serviço gratuito para alunxs, servidores e comunidade. São pequenos ônibus ou vans (difícil traduzir shuttle) que circulam entre 7 da manhã e 6 da tarde, partindo da universidade e seguindo para bairros próximos. As shuttles comportam 28 pessoas por vez, tem ar-condicionado e fazem diversas paradas para deixar e pegar pessoas no caminho. E o melhor de tudo, não custa nadinha, nadinha. Incrível, né? O transporte é super seguro e confortável e os motoristas são sempre muito gentis e divertidos. Geralmente, eles estão ouvindo música baixinho então a gente acaba tendo até trilha sonora durante a viagem. É para amar ou amar?

2- Verde, Verde, Verde, por todo lugar! O campus de Manoa da UH é lindamente verde! Fico apaixonada com tanto clorofila, rs. Além de limpo e muito bem cuidado, o campus é bastante colorido e repleto de diversas plantas. São mais de 4.000 árvores e 500 espécies diferentes. Além disso, o campus conta com vários parques e jardins, incluindo um Jardim Japonês encantador. Assim fica fácil querer estudar ao ar livre!


3- O espirito do Aloha Todo mundo acha que Aloha quer dizer "olá" e "tchau" em Hawaiiano. Mas a palavra tem um significado muito maior (e mais profundo) do que isso. Aloha é quase um guia espiritual, um estilo de vida, uma forma de pensar as relações sociais e com a natureza. Aloha está relacionado à amor, paz, solidariedade. Por causa disso, várias ações que preservam as relações entre pessoas e a relação do ser humano com a natureza são normalmente praticadas dia a dia na cultura Hawaiiana. E, claro, a UH não podia ficar de fora. O espírito do Aloha está espalhado pela universidade todinha. Um dos exemplos que eu mais gosto fica no meio do campus: a ideia de evitar o desperdício. Sempre que você estiver comendo alguma coisa e não quiser mais (porque está cheix, porque não gostou, etc), você não precisa jogar a comida que sobrou fora. É só colocar no frigobar free! Uma geladeirinha que fica no campus e serve pra isso mesmo: deixar comida que você não quer mais. Daí, se alguém estiver com fome, passa ali, pega a sua comida, e come. Legal né? A mesma lógica serve para lojinha free onde as pessoas deixam roupas e outros pertences que não querem mais. Incrível, não é mesmo?

4- A biblioteca Sinclair A UH conta com duas bibliotecas principais que são lindas e encantadoras: a Hamilton Library e a Sinclair Library. Ambas tem ótima estrutura, espaço para estudo, acervo invejável, internet, enfim, inúmeras vantagens que toda biblioteca deveria oferecer. Mas, das duas, a minha preferida é a Sinclair. Por quê? Dá uma olhada no espaço de estudo que ela oferece. Aberto! Sem ar condicionado! Maravilha, né? Claro que além desse espaço, a biblioteca tem outros também reservados para estudo com ar condicionado, mais fechados e tals. Mas esse ai é aberto, pertinho da natureza e, dá pra trazer comida e bebida. Advinha onde eu passo maior parte do meu tempo quando estou estudando na UH?


5- Os eventos Como qualquer outra universidade americana, a UH está sempre promovendo eventos para alunxs e comunidade. E eu simplesmente adoro esses eventos. Muitos deles são promovidos pelos próprios alunxs como forma de incentivar a integração. O último que fui teve comida local sendo servida e música na parte central do Campus. Agora, estou interessada nesse ai de poesia. Depois conto como foi!


Bem, ai estão alguns dos motivos por eu gostar tanto dessa universidade que conheço à tão pouco tempo. Espero que vocês tenham tido um gostinho da UH com esse post. Recomendo a visita à quem tiver a chance! Passar um tempinho aqui vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário