segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Alguns comentários sobre um primeiro mês nos Estados Unidos

O tempo passa rápido mesmo, e já que o edital para o Doutorado Sanduíche ainda está aberto para os candidatos 2017-18, achei interessante dividir alguns pontos importantes a serem levados em consideração por eventuais candidatos.

1 - O campus vai ser bonito! Sim, há grande probabilidade de o teu campus ser bonito. E o teu prédio também. O meu:

E me deram uma sala boa pra estudar e trabalhar em paz 
2 - Se tu acabares em uma cidade pequena/média como eu, que estou em Athens, Georgia, vai ter esses capitols tradicionais, com um jardinzinho florido e tal.

Athens City Hall
 3 - Mas antes de ir direto pra tua cidade, provavelmente a Fulbright vai te convidar para um Gateway, que é uma sessão de orientação em uma outra cidade, em outro estado longínquo. Aceita e vai, porque vai valer a pena: vai ter gente de todo o mundo, gente divertida e os lugares costumam ser bonitos e, de alguma forma, vibrantes (geralmente há esforço para que seja um lugar interessante mesmo!). É incrível! Experiência de vida mesmo!

E também já vai te ajudar a falar dos assuntos preferidos dos americanos: política e insetos. Estamos em ano de eleição (uma campanha super complicada), e quem aportar por aqui em 2017 vai pegar o resultado, então te prepara para ouvir e falar bastante sobre vários tópicos correntes na política dos EUA. Os insetos? Me surpreende que é o small talk preferido dos americanos, aparentemente. É legal pra quem chegar aqui que saiba tudo sobre a fauna de bichos de sua região no Brasil, e que saiba que vai chegar em outra região dos EUA e vai ter bugs gigantes, ou não vai ter bugs, ou enfim. É isso, insetos são importantes.

O meu Gateway foi em Reno, Nevada.
Na foto: os milhões de Fulbrighters e o Lake Tahoe

4 - É isso, agora tu chegou na tua cidade. Hora de se instalar.

"Nos EUA é tudo barato", "compra lá fora!", "vai ter uma pessoa na rua fantasiada de maçã te dando celular de graça", "o motorista de ônibus vai te pagar pra tu ir de LA a NY de ônibus, e vai te servir panquecas com champagne na viagem". Com certeza tu já ouviu tudo isso, e bom, é mentira. O custo de serviços como internet, transporte, luz, água são parecidos com os do Brasil.

Talvez as mercadorias sejam realmente um pouco mais baratas do que na América do Sul, mas não cai nessas de que tudo é baratíssimo por aqui. Convém pesquisar antes e comparar preços para coisas que realmente valem a pena (como computadores, instrumentos/equipamentos musicais, etc.).

Enfim, daí tu precisa te arranjar na vida e ir atrás dos compráveis. E o que segue é este grande patrimônio cultural dos EUA (consideraria ser tombado pela UNESCO, não sei como ainda não fizeram isso): o estacionamentão.

American beauty

5 - E por fim, algo muito importante. Sou um pedestre, e o dicionário já nos mostra muito bem o que os americanos pensam de nós.

Sim, é a número 4
Por isso, caso tu não tenha carro, não queira ter carro (olha a propaganda de carro ali na entrada do pedestrian no dicionário, hein?), olha bem onde morar! Acesso a frutas e verduras nos EUA é bem mais restrito em geral do que no Brasil. Os americanos inclusive tendem a ser apaixonados por suas redes de supermercado favoritas. Então atenção com isso! E também com o transporte público, que em muitas cidades é praticamente inexistente.


É isso, que venham os outros 9 meses! 

Por: Lauro Iglesias Quadrado

Um comentário: