quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Hora de começar a suar a camisa: aberta seleção para Sanduíche nos EUA



Até o dia 17 de outubro de 2016 estão abertas as inscrições do processo seletivo para Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos da Comissão Fulbright Brasil. Foi a partir da candidatura a esse edital no ano passado que a jornada dos 25 Fulwriters desse blog teve início. A seleção da Fulbright guarda semelhanças com outros processos para obtenção de bolsas para doutorado sanduíche, entretanto, possui especificidades que são o que eu gostaria de destacar nesse post para quem está pensando em se inscrever.

Uma primeira particularidade está no público-alvo e no país de destino: trata-se de uma iniciativa voltada exclusivamente a doutorandos em ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes para estudos em universidades norte-americanas.

Outra singularidade aparece na interface com a língua inglesa, intensa desde o começo da candidatura. Todos os interessados em concorrer precisam alcançar um score mínimo no Toefl Test e uma boa dica para prestar esse exame sem custos é procurar o programa Idioma Sem Fronteiras nas universidades públicas. O edital também demanda um projeto de pesquisa breve, mas que deve ser apresentado todo em inglês.

Depois de reunir os documentos descritos pelo edital, estes devem ser submetidos em uma plataforma on-line da Fulbright. Mas quem dera fosse apenas anexar os arquivos e pronto! Não, não. É um formulário detalhado no qual, além de inserir seus documentos, você terá de preencher uma série de outros campos acerca da sua biografia acadêmica, com respostas de algumas linhas até pequenas redações. Tudo isso em inglês.

Minha sugestão é não tentar concluir o formulário logo de cara: parece-me que o melhor caminho é fazer uma leitura atenta dele, elaborar todas as respostas off-line e, depois de revisá-las, fazer a submissão final.

Eu classifico esse formulário como um ‘espanta preguiçoso’, porque só termina quem for perseverante. Por isso, enquanto eu estava me inscrevendo, pensava: se essa seleção é uma loteria, esse formulário certamente é um meio de enxugar a concorrência. E, desse modo, recuperava o fôlego para continuar adiante.

Então, aos interessados, não deixem suas inscrições para os últimos dias, mãos à obra!

3 comentários:

  1. Legal, Juliane! Outra sugestão: um dos primeiros passos é procurar um orientador (a) nos EUA. Um dos documentos à incluir é uma carta-convite desse orientador e eles as vezes demoram um tantinho pra responder, rs.

    ResponderExcluir